segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Colheita Mecanizada aumenta o indice de qualificação no Campo

A mecanização da colheita da cana-de-açúcar está causando uma mudança no campo: o aumento da qualificação profissional. Além de melhores condições de trabalho, o cortador passa a ganhar mais para desempenhar sua função.
Segundo um relatório do Ministério da Agricultura, a mão de obra qualificada na colheita mecanizada cresceu quase 300% nos últimos seis anos no Estado de São Paulo. Com isso, a renda do operário também aumentou.
Um cortador de cana ganha hoje cerca de R$ 1mil mensais. Já um operador de colhedora pode receber até R$ 2.200. Em 65% dos canaviais paulistas, a colheita é mecanizada. Para acompanhar o ritmo, as usinas investem no treinamento dos antigos cortadores.
“Fazer a capacitação do nosso pessoal e fazer com que todo profissional que já esteja na empresa seja aproveitado, evitando demissões”, diz Ivan Chaves Rezende, consultor de RH.
Cortadores passam por treinamento para aprender operar máquinas (Foto: Reprodução/EPTV)
Cortadores passam por treinamento para aprender operar máquinas (Foto: Reprodução/EPTV)
Capacitação
Após oito anos de uma rotina cansativa, o trabalhador rural Lenilson Vaz Nascimento procurou um curso para operadores de colheitadeiras, tudo pago pela usina onde trabalha em Araraquara (SP). Na teoria, os alunos aprendem como funcionam as máquinas para depois operá-las em uma lavoura em Boa Esperança do Sul (SP).
“Antes, a principal dificuldade era enfrentar o frio bem cedinho para fazer o trabalho braçal. O curso não é tão difícil, ainda mais pra quem já está na área “Foi ótimo, vou lutar para permanecer aqui na empresa. Bem melhor, não tem nem comparação”, diz o cortador.
Wagner Luiz de Mello também já cortou cana, mas hoje dá aulas de capacitação para os operadores. O instrutor conta que as novas condições de trabalho trouxeram muitas vantagens. Segundo ele, a renda melhorou e hoje a família tem um custo de vida bem melhor. Ele afirma ainda que conseguiu comprar carro zero e reformar a casa.
Fonte:http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/08/mecanizacao-da-colheita-de-cana-gera-procura-qualificacao-profissional.html